home
Pedir Orçamento
DICAS AUTOMÓVEL
quem somos
Serviços
contactos
Como garantir umas férias descansadas



O verão está aí e não há nada melhor do que umas merecidas férias... Com tantos destinos maravilhosos na Península Ibérica, decide fazer a viagem de carro, e ainda aproveita a mobilidade para conhecer sítios incríveis. E quem é que não gosta de fazer uma road trip?


Propusemo-nos desde o primeiro dia a trabalhar com seriedade, honestidade e profissionalismo. Queremos continuar a inovar e crescer no concelho de Gondomar.


A nossa aposta é fidelizar o cliente com uma relação de transparência, produtos de alta qualidade e uma equipa profissional e atualizada. Neste sentido propomos ao mercado toda a qualidade ao melhor preço.




Começa então a planear toda a viagem.
Que roupa levar, esvaziar o cartão da máquina fotográfica para voltar com novas memórias inesquecíveis dos sítios maravilhosos que planeou visitar, lista de compras, medicamentos, acessórios de praia, barbecue, geleira, etc.


Faz listas de tudo e mais alguma coisa para não se esquecer de nada, carrega o carro e segue viagem… Chapéu na cabeça, playlist escolhida para a ocasião, e seguem por essa estrada fora ansiosos pelas merecidas férias do ano inteiro.








Durante a viagem, acende-se uma luz do quadrante e o carro começa a fazer uns barulhos estranhos, até ficar imobilizado na berma da estrada a uma temperatura de 35ºC.


Liga para a assistência em viagem, que lhe dizem que o reboque irá demorar cerca de 1:30h.


Quando chega, lá seguem todos em cima do reboque até uma oficina. Chegados lá, depois de várias horas, dizem-lhe que o motor gripou por falta de lubrificação.
O seu estado de humor altera-se e estão as férias estragadas…




Lembra-se então que fez listas para tudo e mais alguma coisa, mas esqueceu-se de verificar o estado do automóvel, ou leva-lo para fazer uma revisão na A OFICINA GONDOMAR.

Na A OFICINA GONDOMAR, temos profissionais experientes que irão realizar rapidamente uma revisão completa ao seu automóvel. Contacte-nos para agendar uma revisão e tenha umas férias descansadas!



Apresentamos-lhe de seguida alguns pontos que poderá verificar sozinho/a ao seu automóvel para minimizar os riscos de ter umas férias estragadas.

Estado da bateria

É um elemento frequentemente negligenciado e damos quase por garantido que ao dar à chave, o carro irá sempre arrancar. Sabia ainda que há carros que não circulam corretamente sem este elemento.

A vida útil de uma bateria depende consideravelmente do uso e cuidados prestados ao veículo, mas geralmente é aconselhável substitui-la cada 4 anos. Então, se a sua bateria já tiver alguns anos, recomendamos que verifique o seu estado ou a substitua.

Verificar o nível dos diversos fluidos

Existem diversos fluidos que são vitais ao bom funcionamento do veículo e é extremamente importante verifica-los regularmente • Óleo do Motor

É importante rever e mudar o óleo do motor, uma vez que é um elemento imprescindível para o funcionamento correto do veículo e assim, evitar avarias. O óleo atua como lubrificante e contribui para a refrigeração dos componentes que intervêm no funcionamento do carro. Quando em perfeito estado, o óleo reduz a fricção entre as diferentes peças do motor, prevenindo o desgaste e o sobreaquecimento.

Líquido dos travões

É imprescindível fazer a revisão ao líquido de travões para garantirmos que o nosso carro trave de maneira eficaz. Com o passar do tempo o líquido deteriora-se (pela humidade do ambiente) e perde a sua eficácia.

É importante verificar o líquido de travões de maneira regular e substituí-lo quando seja necessário. É igualmente importante fazer uma verificação regular ao estado dos tubos que transportam esse óleo, pois uma vez danificados, poderá ficar sem travões repentinamente e sem aviso prévio.

Líquido limpa para-brisas

Para a sua segurança, o para-brisas dianteiro deverá estar limpo para conseguir ter uma visibilidade perfeita.

Durante uma viagem, podem surgir inúmeras situações que sujem o para-brisas e percamos visibilidade. Para evitar este tipo de problemas, devemos sempre ter o depósito do líquido limpa para-brisas cheio com líquido de limpeza. Deve ser evitado água, uma vez que não faz uma limpeza adequada.
Além disso, também é importante manter as escovas do para-brisas em perfeito estado, para que estas também colaborem para a sua segurança e dos outros condutores. Se o limpa para-brisas deixa zonas sem varrer e/ou fazem muito ruído, deverá substitui-las assim que possível.

Líquido refrigerante

A função do líquido refrigerante é absorver o excesso de calor que emite o motor do nosso veículo e manter o motor fresquinho e na sua temperatura ideal. Portanto, tem um papel com importância vital para o correto funcionamento da viatura. Verifique regularmente o nível, e caso, tenha que acrescentar líquido refrigerante regularmente, é sinal que poderá ter uma fuga algures e deverá levar o carro a uma oficinal assim que possível para evitar que o motor sobreaqueça até partir e fique na berma da estrada.

Travões

Os travões e a sua manutenção é outro dos pontos mais importantes do veículo, uma vez que são os que respondem por nós perante um imprevisto na estrada. Deverá verifica-los com frequência, já que, cada vez que utilizamos os nossos travões, estamos a desgastar todos os elementos que participam na ação de travagem: pastilhas, discos, etc.

Manter todas estas peças em bom estado é essencial para evitar comprometer a nossa segurança.

Iluminação

A iluminação é outro aspeto fundamental para a sua segurança e também a de outros condutores. As luzes, não só nos permitem ver melhor, mas que também nos permitem ser vistos por outros veículos na estrada.

É vital que os piscas, luzes de travões, mínimos, máximos, nevoeiro, etc. funcionem na perfeição. E, apesar de não ser imprescindível, é recomendável levar algumas lâmpadas para substituição e assegurar-se que estão em bom estado de funcionamento.

Pneus

Deve ter a certeza de que os pneus estão corretamente cheios (verifique a pressão adequada no manual de manutenção), rever o seu desgaste (o desgaste deverá ser uniforme em todo o piso e não deverá ultrapassar as marcas de segurança) e não esquecer de verificar também a roda suplente! Verifique os 5 pneus!

Elementos de Segurança

Por sua vez, também é importante ter em conta o equipamento de segurança obrigatórios no veículo com o objetivo de garantir a segurança dos passageiros depois de um acidente.

Triângulo de sinalização de perigo: Essencial para sinalizar a viatura imobilizada. Não se esqueça que em outros países, como Espanha, é obrigatório circular com 2 triângulos – 1 para a frente e outro para trás;

2 ou mais coletes refletores de alta visibilidade: Essencial para que possa ser facilmente visto por outros condutores em qualquer situação. Pode ter necessidade de auxílio de outro passageiro no exterior da viatura, e essa pessoa também deverá ter um colete vestido;

Kit de luzes suplentes: Não é obrigatório, embora altamente recomendável no caso de avaria de uma lâmpada;

Kit de Primeiros Socorros: Não é obrigatório, mas pode ser-lhe útil para prestar os primeiros socorros a um dos passageiros ou a qualquer outra pessoa;

Extintor: Também não é obrigatório, mas poderá evitar que uma pequena ignição atinja grandes proporções. A melhor opção para ter num automóvel é um extintor de pó seco, adequado às ignições elétricas, assim como combustíveis orgânicos, como esponjas, papel, têxteis e outros comummente utilizados no interior do automóvel. Os de 1Kg possuem uma quantidade razoável de produto e podem ser armazenados facilmente. Deverá ficar armazenado numa zona de fácil acesso, por isso não coloque por baixo de todas as malas.

Apresentamos de seguida mais algumas ideias antes de sair para a estrada, com o objetivo de que a sua viagem seja mais tranquila:

• Antecipe-se e encha o depósito de combustível.
• Organize-se e planifique bem as estradas que vai antes de viajar
• Evite sair nas horas de maior calor ou maior trânsito
• Certifique-se que todos os passageiros têm posto o cinto de segurança
• Elabore um orçamento estimado do que custará a viagem
• No se esqueça da documentação pessoal e a do veículo automóvel (verifique a sua validade)

Ainda, durante a viagem, não se esqueça do seguinte:

• Evite o cansaço. Faça pausas a cada 2h para descansar e esticar as pernas;
• Não consuma bebidas alcoólicas;
• Respeite os limites de velocidade e não conduza em velocidade excessiva;
• Respeite os outros condutores e evite qualquer tipo de desavença na estrada;
• Circule sempre que possível pela faixa o mais à direita possível – as restantes são para realização de manobras de ultrapassagem;
• Não utilize o telemóvel, e se tiver que o fazer, recorra a um sistema de mãos livres;
• Assegure-se que todos utilizam o cinto de segurança corretamente;
• Sinalize todas as manobras que efetuar;
• Circule com segurança!


Agende hoje mesmo uma revisão sem compromisso na A OFICINA GONDOMAR!





Desenvolvido por wisdom IT CONSULTING