O que Saber na Hora de Mudar o Óleo do seu Veículo - A OFICINA GONDOMAR
Home
Pedir Orçamento
Dicas A Rolar
Seja Solidário
Quem Somos
Serviços
Contactos
Artigo
Mudar o Óleo do Carro é uma ação essencial para garantir o bom funcionamento do mesmo. Saiba aqui o essencial sobre este elemento na manutenção do seu veículo

O que Saber na Hora de Mudar o Óleo do seu Veículo

Campanhas | 2020-05-11 11:05:40

O óleo do carro é um elemento que garante o bom funcionamento de qualquer veículo. Há diversos fatores neste processo que tornam a manutenção deste elemento essencial, nomeadamente na preservação do motor. Saiba aqui os diversos aspetos a ter em conta ao mudar o óleo do seu veículo.

 

Qual a importância do óleo do carro?

 

 

Este elemento do carro desempenha três funções chave essenciais ao bom funcionamento do veículo: reduz a fricção em diversas peças móveis, ajuda a previnir a corrosão e é o elemento que leva a cabo a refrigeração do veículo. A razão principal para mudar este elemento do carro tem a ver com a perda de viscosidade do mesmo. Ao perder esta característica com cada deslocação, isto leva a uma série de riscos para o seu veículo.

 

Quando devo mudar o óleo do meu carro?

 

Cada caso é um caso, pelo que antes de decidir trocar o óleo do seu veículo consulte o seu manual. Salientamos que há dois pontos chave que o poderão ajudar a saber quando seria a melhor altura para trocar o óleo: a quilometragem e o tempo de utilização.

Há carros cujo óleo dura aos 5 mil quilómetros, outros até aos 10 mil. No entanto, o tempo de duração tem sido cada vez maior em diversos automóveis, graças ao tipo de serviço e manutenção do mesmo.

Salientamos que em casos em que o veículo esteja sujeito a situações mais exigentes (como por exemplo andar recorrentemente em estradas poeirentas ou de fracas condições), o tempo de duração entre verificações deve ser reduzido. Por outro lado, também há consequências associadas a ter o automóvel parado durante muito tempo. O lubrificante também se danifica seriamente em caso de inatividade prolongada.

Caso decida que quer manter o seu carro debaixo de olho com frequência, recomendamos que verifique o óleo a cada 3 mil quilómetros.

 

O que ter em conta na hora de trocar o óleo?

 

Um dos primeiros elementos tem a ver com o nível correto de óleo a ter. Tenha em conta que o nível correto encontra-se entre os dois traços da vareta e não apenas no traço superior. Use esta referência para evitar ter óleo a mais ou a menos. No primeiro caso pode haver um vazamento e ruptura das bielas, enquanto que no segundo caso o seu motor pode ser severamente prejudicado devido à falta de lubrificação.

O filtro do óleo também convém ser trocado, de modo a retirar os vestígios de impurezas, vestígios de metais e resíduos que ficam presentes no líquido. Caso contrário, a lubrificação poderá ficar comprometida e poderá estar sujeito a ver o seu carro com danos na bomba de óleo. Não é obrigatório o uso de aditivos complementares, embora estes sejam elementos que ajudam na proteção do lubrificante, bem como na redução da corrosão e do atrito.

 

Aproveite a nossa campanha em vigor: Mude o óleo do seu carro e terá a verificação de pressão dos pneus + check-up à viatura em 20 pontos grátis