Muitos de nós atualmente estamos em teletrabalho ou temos tendência a evitar deslocar-nos a uma oficina a não ser em casos de grande necessidade. No entanto, há cuidados essenciais com o carro que pode facilmente começar a ter hoje sem precisar da ajuda de um profissional. Lembre-se de que mais do que ter um carro é conservar essa mesma viatura o que requer tempo e bastante atenção da sua parte. A OFICINA GONDOMAR hoje explica-lhe quais os principais cuidados diários a ter com a sua viatura para prolongar a vida da mesma.
Este é provavelmente um dos cuidados mais importantes e mais básicos a que convém dar atenção. Além disso, manter o interior do carro sempre limpo não só aumenta a sensação de bem-estar sempre que conduz, mas também ajuda a aumentar o tempo de vida da sua viatura.
Basta ter à mão um aspirador e um pano húmido para ter os cuidados necessários com o carro. Tenha particular atenção aos estofos, porque no caso destes elementos ficarem permanentemente sujos, isso irá implicar-lhe um custo a longo prazo. No caso de serem de couro, use produtos específicos para ajudar a fortalecer este tipo de material.
Poderá gostar de ler: COMO LIMPAR FACILMENTE O INTERIOR DO SEU AUTOMÓVEL
Sempre que ligar o motor esteja sempre atento a dois elementos: ruído e emissão de fumos. Se notar alguma irregularidade nos barulhos do motor, observe se isso se repete com frequência e se de alguma forme afeta o desempenho do carro. No caso de o seu veículo estar a expelir fumo em excesso isso poderá ser um sinal de um problema maior.
Diariamente é importante estar atento ao consumo de combustível, especialmente se costuma fazer deslocações com frequência. Não deixe o seu tanque esvaziar em demasia, visto que esta é uma parte do carro que, quando vazio se torna muito propenso a acumular sujeira e impurezas. Parecendo que não, isto poderá trazer problemas no que toca ao bom funcionamento do seu carro a médio e longo prazo.
Sempre que entrar no seu carro repare bem na pintura exterior e veja se está tudo bem. Neste sentido, uma limpeza exterior ao carro também tem influência positiva neste fator.
É importante reparar na pintura, tendo em conta que este também é um elemento que se poderá desgastar. Por isso se reparar em dejetos de pássaros ou insetos mortos trate de os remover assim que possível. Para manter a pintura com boa qualidade poderá prevenir isso também evitando estacionar ao sol, especialmente em épocas de maior calor.
Estes são bem capazes de ser um dos elementos mais sensíveis do carro, pelo que merecem ser alvo de uma análise diária. Comece por verificar a condição do limpa para-brisas, pois quando há desgaste isso tem consequências no vidro. Cuidado ainda com elementos como pedras e outros matérias que podem ajudar a enfraquecer estas superfícies.
Leia ainda: 4 SUGESTÕES PARA LIMPAR VIDROS EMBACIADOS
Verificar o nível da água e do óleo é um cuidado fulcral, pois estes dois fatores asseguram que o carro funcione conforme foi programado. Espere sempre um pouco após desligar o veículo antes de verificar o caso da água (mais especificamente do radiador) de modo a evitar acidentes desnecessários.
Sim, há quem goste de adrenalina, mas sabia que isso poderá ser uma das principais razões pelas quais o seu carro está desgastado? Conduzir sem cuidado ajuda a gastar elementos como a embraiagem e outras peças. Tenha cautela, prudência e uma forma de conduzir defensiva para cuidar bem do seu carro todos os dias.
Falando no caso da embraiagem, há muitas pessoas que têm a tendência de manter o pé na embraiagem, especialmente em descidas. Tente colocar o pé na embraiagem estritamente quando for mexer na caixa das velocidades para evitar desgastes e trocas com maior frequência.