Neste período em que temos que zelar pela segurança de todos, é importante manter as saídas para o exterior reduzidas ao máximo. Recomendamos que pegue no seu automóvel apenas para situações que impliquem grande necessidade ou prioridade. Ainda assim poderão haver alturas em que o seu carro poderá estar a precisar de fazer uma visita a uma oficina. A OFICINA GONDOMAR indica-lhe 5 Sinais que indicam que o seu carro poderá mesmo estar a precisar de uma intervenção profissional.
Todos os carros precisam de uma revisão periódica, especialmente quando atingem um certo tempo de uso ou um certo número de quilómetros. Porém, mesmo em períodos normais há muitas pessoas que vão adiando e adiando essas revisões e só se apercebem quando o veículo quase que “grita” por socorro.
Por isso, antes de negligenciar fatores como barulhos, manchas, cores estranhas nos fluídos ou até cheiros invulgares, lembre-se que estes poderão ser fatores que estão a diminuir o tempo de vida útil do seu veículo. Em baixo temos para si os 5 sinais de que é hora de marcar uma visita com um mecânico da sua confiança.
Se o seu carro fizer um ruído estranho ao arrancar, por exemplo, isso poderá já ser um sinal a ter em conta. Alguns sinais que envolvam trepidação ou sons estranhos ao travar podem ser um sinal de alerta de que é necessária uma intervenção profissional.
O mostrador ao longo de todo o ano vai ser um grande aliado seu nesse sentido. Os sinais luminosos que forem aparecendo no seu carro serão um pré-alerta para si de que algo no carro não está bem.
Nesse sentido também é importante fazer uma revisão ao sistema elétrico da sua viatura. Marque uma revisão dentro do tempo recomendado pelo fabricante, pois no caso de esse elemento não estar em ordem, poderá não receber quaisquer avisos luminosos que mereçam a sua atenção.
Se notar que os níveis da água estão a baixar muito rápido ou até que têm uma cor diferente do habitual, isso deve ser um sinal de alerta para si. A mesma lógia também deve ser aplicada ao caso do óleo. Lembre-se que em causa está o bom funcionamento do motor e se este elemento falha poderá ter um dano sem retorno.
Se o óleo está a derramar do seu carro irá aperceber-se quando parar o carro e vir uma mancha negra acumulada por baixo da viatura. Procure imediatamente ajuda profissional para saber com urgência o porquê do derrame e com que gravidade pode afetar o motor do carro.
Por fim, relembramos um outro sinal básico que deve ser sempre merecedor da sua atenção: o fumo expelido. Para se precaver tenha sempre em conta a qualidade do combustível no local onde costuma atestar o seu carro. Há vários sinais que indicam que poderá precisar de abastecer noutro lado, nomeadamente se notar pequenas falhas invulgares durante o arranque do carro, excesso de fumo expelido. Tenha ainda atenção à quantidade de combustível que gasta, pois isso poderá afetar a potência do motor.